O livro Leitura, pesquisa e ensino, da professora Márcia Cabral da Silva, concorre ao Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), inscrito na categoria dedicada a livros teóricos. A obra, baseada em pesquisa e bem fundamentada, analisa aspectos relacionados ao hábito e ao ensino da leitura, refletindo sobre a história da sociedade brasileira em distintos momentos.
Os capítulos, que podem ser lidos de maneira independente,
são os seguintes:
1 - Bibliotecas populares: memórias, modos de leitura e acervos
2 - Dom Quixote das crianças: sobre a mediação e aspectos histórico-culturais da leitura
3 - A leitura dos jovens em um curso de formação de professores
4 - Leitura e leitores em circulação no Nordeste brasileiro na passagem do século XIX ao XX
5 - Leitura e ensino em dois manuais escolares: Terceiro livro de leitura, do Barão de Macaúbas, e A arte de aprender a ler, Duarte Ventura
6 - Leitura e educação para meninas e moças: a orientação católica e literária de Alceu Amoroso de Lima (1930-1950)
7 - O texto como aliado do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental
8 - Projetos de leitura: planejamento e implementação
9 - Literatura na formação da criança e do jovem
10 - Leitura na escola e na vida em sociedade
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