Professores de sete instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro refletem sobre suas experiências com o ensino da história da educação e a formação de professores. A soma destas narrativas constitui “História da educação no Rio de Janeiro – instituições, saberes e sujeitos”, lançamento da Editora da UERJ. Organizado pelos professores José Gonçalves Gondra, Maria de Lourdes da Silva e Roni Cleber Dias de Menezes, trata-se de um registro dos esforços individuais e coletivos em prol da formação profissional no Rio de Janeiro.
Os autores, docentes da PUC-Rio, UFRJ, UFF, UNIRIO, UENF, UFRRJ e UERJ, delineiam um painel minucioso sobre as formas como o ensino e a história da educação se efetivaram nas sete instituições em que lecionam. Por consequência, o leitor pode perceber não só as diferenças de metodologias adotadas, mas também os cenários sociopolíticos e os desafios inerentes às práticas pedagógicas no Brasil.
Os estudos apresentados em cada capítulo são provenientes de um ciclo de palestras realizado no campus Maracanã da UERJ. Acompanha o livro, encartado, um dvd com o filme produzido a partir deste evento. Juntos, livro e DVD propiciam, aos pesquisadores da área, subsídios que podem enriquecer o debate sobre a trajetória e desafios do ensino da história da educação na formação docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.