sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um debate que une dois países (RELEASE OFICIAL)

         Atravessar fronteiras, contribuindo com o debate de ideias e a criação de alternativas para os problemas cruciais da área educacional. Esta é a proposta de “Diálogos curriculares entre Brasil e México”, lançamento da EdUERJ, organizado pelas professoras Alice Casimiro Lopes e Alicia de Alba.
        A obra salienta as diferenças existentes entre os dois países latino-americanos. No Brasil, o sentido do currículo é intrinsecamente associado à discussão sobre a educação básica. Já, no México, há pouca atuação de pesquisadores nas políticas, nas práticas e na formação de professores desse nível, o que torna o pensamento curricular fortemente vinculado ao ensino superior. Esta e outras diferenças são enfatizadas pela proposta de leitura.
       
Os ensaios abordam temas como a organização curricular, a avaliação, a formação dos professores, a cultura escolar, a pesquisa e a pós-graduação, entre outros. Cada assunto se divide em dois capítulos, escritos separadamente por professores brasileiros e mexicanos, o que propicia ao leitor a possibilidade de comparação das duas realidades.
         “Diálogos curriculares entre Brasil e México” é indicado para aqueles que se interessam pela área da educação com enfoque na América Latina.  O livro faz parte da série Pesquisa em Educação.

(Thais de Souza Araújo)


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