Como escreve Paula Glenadel? Qual é o seu lugar no panorama
poético ou na contemporaneidade literária, as referências contidas em sua obra,
as figuras preferidas e o tom de sua voz? Estas são questões trazidas por Inês
Oseki, no lançamento de mais um volume da Coleção
Ciranda da Poesia.
Paula Glenadel dissemina sua poesia sob formas variadas, em
múltiplos registros: poemas, ensaios, palestras, traduções e, recentemente, o
teatro. Raros são os poemas que ultrapassam 20 ou 30 versos. A ausência
de figuras de retórica é compensada pelo manejo preciso da sintaxe.
Não se pode falar de um “sistema” preestabelecido, que
consistiria em fazer coincidir formas e figuras, mas antes de uma música
interna que tem base na organização sintática dos elementos, com construções
gramaticais evidentemente rítmicas.
Essa compreensão da natureza íntima da obra de Paula
Glenadel é de autoria de Inês Oseki, quem assina o 25o volume
da Coleção Ciranda
da Poesia e cujo
trabalho é reconhecido pelas várias revistas literárias nas quais colaborou com
traduções, textos e ensaios sobre literatura ou tradução.
Lançada em 2010, a coleção tem como objetivo impulsionar a
leitura qualificada da poesia contemporânea brasileira e estrangeira, divulgar
análises e contribuir com a tradução e divulgação de poetas ainda inéditos ou
pouco conhecidos no país. Concebida pelo poeta e professor de literatura, Italo
Moriconi, atual editor executivo da Editora da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (Eduerj), a coleção tem como conselho editorial os professores
Viviana Bosi, Marcos Siscar, Diana Klinger e Masé Lemos.
Por Carmem Prata
Jornalista, pesquisa tecnologias de comunicação e cultura
@carmem_prata
Paula Glenadel por Inês Oseki
R$ 25,00
116 p.
ISBN: 978-85-7511-351-6
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