Para onde olhamos, elas estão presentes:
Boeing, Coca-Cola, McDonald’s, Intel, Sony, Apple. É uma invasão no trabalho,
nos momentos de lazer, 24 horas por dia, sete dias na semana. A atribuição de
valor financeiro ao que hoje representa o mais relevante dos ativos ditos intangíveis,
as marcas comerciais, é uma questão que estimula a realização de pesquisas
multidisciplinares.
Marca:
do marketing ao balanço financeiro, que a EdUERJ agora apresenta, é um estudo executado por Mariza Branco Rodrigo de Freitas e Manoel Marcondes Machado
Neto, sobre o valor econômico e
contábil das marcas, visto em um momento de mudanças das normas contábeis no
Brasil, devido à adoção do International
Financial Reporting Standards (IFRS), exigindo que as marcas estejam
devidamente destacadas no balanço financeiro das empresas, de seus produtos ou
serviços.
Realizado no âmbito do Programa de
Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da
UERJ, fundamentado em uma pesquisa exploratória, este estudo utiliza dados
obtidos por entrevistas presenciais e análises comparativas divulgadas por 31
marcas brasileiras, além de apresentar um caso de rebranding, ainda inédito no Brasil, da transição da marca Andersen
Consulting para a marca Accenture.
As marcas comerciais, uma invenção
humana com menos de 150 anos, objeto-desafio diante dos gestores, colocam-se
como fronteira da globalização contábil-financeira. Como explicar Sadia e
Perdigão juntas? Ou mesmo Nestlé e Garoto? Como avaliar esse valor, se o marketing
já não é mais o mesmo, atravessado por disciplinas, como design de produto,
logística ou branding, a mais
poderosa delas.
Diante dessa complexidade, estudos
acadêmicos advindos de uma área que produz e exporta tecnologia contábil são
mais que bem-vindos. Marca: do marketing
ao balanço financeiro tem como objetivo contribuir para minimizar as
discrepâncias verificadas entre valores contabilizados para as marcas e os seus
valores ditos de mercado.
Por Carmem Prata
Jornalista, estuda tecnologias de comunicação e cultura.
Trabalha em editora desde 2003 e estuda o livro e a escrita desde 2008.
@carmem_prata
Por Carmem Prata
Jornalista, estuda tecnologias de comunicação e cultura.
Trabalha em editora desde 2003 e estuda o livro e a escrita desde 2008.
@carmem_prata
Marca: do marketing ao balanço
financeiro
Autores: Mariza Branco Rodrigo de
Freitas, Manoel Marcondes Machado Neto
ISBN: 978-85-7511-367-7
Nº de Páginas: 380
R$ 48,00